sexta-feira, 16 de novembro de 2007

UM PERFIL

Li esse texto no perfil da pagina do orkut de minha filha Julianna,motivo de orgulho, alegria, e toda a minha saudade.
Chorei, achei lindo,repasso pra amigos.....

" Às vezes, fico me perguntando porque é tão difícil ser transparente...
Costumamos acreditar que ser transparente é simplesmente ser sincero, não enganar os outros. Mas ser transparente é muito mais do que isso. É ter coragem de se expor, de ser frágil, de chorar, de falar do que sente... Ser transparente é desnudar a alma, é deixar cair as máscaras, baixar as armas, destruir muros... Ser transparente é permitir que a doçura aflore, transborde... Mas, infelizmente, a maioria decide não correr esse risco. Preferimos a dureza da razão à leveza reveladora da fragilidade humana. Preferimos o nó na garganta às lágrimas que brotam da alma... Preferimos nos perder numa busca por respostas a simplesmente admitir que não sabemos nada e que temos medo! Por mais doloroso que seja ter de construir uma máscara que nos distancia cada vez mais de quem realmente somos, preferimos assim: manter uma imagem que nos dê a sensação de proteção. E assim, vamos nos afundando em falsas palavras, atitudes, em falsos sentimentos... Com o passar dos anos, um vazio frio e escuro nos faz perceber que já não sabemos dar e nem pedir o que de mais precioso temos a compartilhar... A doçura, a compreensão de que todos nós sofremos, nos sentimos sós... Uma saudade desesperada de nós mesmos, daquilo que pulsa e grita dentro de nós, mas que não temos coragem de mostrar... Porque aprendemos que isso é ser fraco, é ser bobo, é ser menos do que o outro! Quando, na verdade, agir com o coração, poupa a dor... Sugiro que deixemos explodir toda a doçura! Que consigamos não prender o choro, não conter a gargalhada, não esconder tanto o nosso medo, não desejar parecer tão invencíveis... Chega de tentar controlar tanto.... Responder tanto...Competir tanto... Tente simplesmente viver, sentir e amar.
Disse tudo né....pois é.
Xero.

4 comentários:

Unknown disse...

Rosinha sábias palavras de sua filha, ás vezes qdo se perde a armadura q colocacamos em nossas vidas, se ganha dor e decepção mas também ganhamos amor e compreenção, então eu acho q vale o risco deixar a transparencia aflorar. Parabéns, pelo q li vi q sua filha herdou o jeito belo da mãe, xêro pra ambas!

Anônimo disse...

Perfeito. Disse tudo, viu?
Beijos!

Sanka disse...

disse tudo sim. Pra mim, a delicadeza é a maior das virtudes. É o que nos tem faltado nesse mundo cheio de pressa.

beijos, querida.

Tatá disse...

Adorei ler esse texto, lindíssimo! Coincidências não existem (sempre acreditei nisso), mas estou vivendo este dilema agora, latejando e me perguntando, às vezes, até que ponto eu ainda consigo ser transparente.
"...Chega de tentar controlar tanto.... Responder tanto...Competir tanto... Tente simplesmente viver, sentir e amar..."
Vou fazer isso!
Tem uma frase que diz assim: "A alma do artista deve ser transparente e pura como o cristal..."
E a sua é o cristal mais lindo que ja encontrei.

Um big xero repleto de saudades.