domingo, 16 de julho de 2006

eterna busca

( SÍMBOLO DE FÉ) CAMINHAR EM BUSCA DE PAZ.
esses pés são de davi, julianna e aninha

QUERO DIVIDIR ESSA VONTADE QUE VEM CRECENDO A CADA DIA.

O CAMINHO PARA SANTIAGO


Peregrinar é um acto de Fé. É um Caminho e como tal pressupõe um itinerário, mas não se esgota nele. Tem que se lhe associar uma intenção e um objectivo, que alimentam a motivação e despertam a busca interior, promovendo assim o enriquecimento espiritual e cultural.
Entre nós, cristãos, as Peregrinações mergulham as suas raízes no Antigo Testamento, no Êxodo do povo eleito para a Terra Prometida. Jesus Cristo peregrinou também a Jerusalém. E a Igreja, que desde os primeiros tempos promove o culto dos lugares santos, fomenta também as Peregrinações. Jerusalém, Roma e Santiago foram os grandes centros da cristandade que mobilizaram inúmeras gerações de peregrinos, como ainda hoje acontece com Lourdes, Fátima ou Czestochowa.
Mas se Jerusalém e Roma foram os grandes pólos de difusão do cristianismo, o primeiro por ser a Cidade Santa onde o Filho de Deus se entregou para redimir a Humanidade e o segundo pela sua distinção como Solo Pontifício, a Santiago de Compostela cabe o privilégio de ter sido, ao longo de todo o segundo milénio, a grande confluência da rede viária europeia por onde correu a pregação do Evangelho, que é a base civilizacional deste velho continente.
Podemos por isso mesmo afirmar que os Caminhos de Santiago são um denominador comum da cultura europeia. Pelo que, numa Europa que mais que nunca se quer forte e coesa, falando uníssono em todas as línguas, estes itinerários, que são espaços públicos de convergência e harmonia, devam ser respeitados e promovidos. Neles, qualquer caminhante se sente um cidadão do mundo, o que lhe dá a oportunidade de perspectivar as suas convicções num sentido ecuménico de abertura e de tolerância.
Possa, assim, este esforço conjunto do Corpo de Voluntários e da Associação jacobeia contribuir para dar corpo à exortação de Sua Santidade o Papa João Paulo II, quando, em 1992, peregrinou pela primeira vez a Santiago de Compostela:
Gente esse sonho me acompanha há mais de 20anos, estou começando a sentir que tá quase na hora de realiza-lo. DEUS ME ABENÇÕE.
ESSE TEXTO FOI TIRADO DO SITE:
WWW.SANTIAGO DE COMPOSTELA.COM.BR

2 comentários:

Guto disse...

Rosinha, muito legal seu blog.
já fiz o caminho, é fascinante, nunca deixe de lutar pelo seus sonhos

ALAIN disse...

40 °C........é incredivel !!!!!! Vou Morrer

No meu Trabalho a nossa climatisação é quebrado......muito duro.
Espero a chuva !!!
Qual o é temperatura na sua cidade.